Evidencia-se o aumento da temperatura, nos termômetros é encontrado 0,6°C desde o meio do século XIX, pode parecer pouco mas gera muitas mudanças na vida terrestre. O nível dos oceanos também aumentou e as regiões glaciais diminuem. Outro fato que os cientistas colocam como prova do aquecimento global é a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera (região atmosférica mais próxima do solo).
Por que esse fenômeno acontece? As causas dele são muito pesquisadas, e não há uma concordância entre todos. Alguns acreditam que é algo natural da Terra, que é um processo longo e dinâmico em que o planeta sai da era glacial para a era interglacial. Para outros é a intervenção do homem a responsável pelo aquecimento, onde gases poluentes intensificam o efeito estufa*. A queima desses gases de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão mineral e gás natural) produz gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Outros fatores que contribuem para as alterações climáticas são os desmatamentos e muita impermeabilização do solo.
Buscando solucionar ou minimizar esse aquecimento que gera tantos problemas foram feitos:
Protocolo de Kyoto
Foi assinado por 162 países em 1997. Trata-se de um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta, em ao menos 5% em relação aos níveis de 1990. Infelizmente os Estados Unidos (país que mais emite poluentes no mundo) não aceitou o acordo, pois afirmou que isso prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali
Ocorreu entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Foram precisos 11 dias de debates e negociações, mas enfim os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos outros países. Foi feito um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituiu o Protocolo de Kyoto, que venceu em 2012.
Conferência de Copenhague - COP-15
Foi a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima realizou-se entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). Reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o intuito de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois na prática, poucas medidas foram tomadas. Isto aconteceu, devido a conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).
Depois acabou sendo feito um documento, sem valor jurídico, que foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a população mundial.
Postado por: Tabatha
Bibliografia: http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://www.infoescola.com/geografia/o-que-e-aquecimento-global/
Nenhum comentário:
Postar um comentário